- Área: 18362 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Haiting Sun, Terrence Zhang, Guangyuan Zhang, Yuan Huang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro esportivo da Universidade de Tianjin está implantado junto ao acesso norte do Campus, configurando um novo portal de acesso da universidade. Os dois principais edifícios, localizados lado a lado, abrigam o centro esportivo coberto e o centro aquático. Os programas estão conectados através de uma grande ponte em arco que entrelaça os espaços públicos de ambos edifícios e configura uma ampla praça de acesso para a universidade.
Com o objetivo de atender aos vastos requisitos do programa, espaços livres e áreas úteis (dedicadas e de uso múltiplo), os edifícios do centro esportivo foram projetados de forma bastante compacta e conectados por uma rede de espaços públicos lineares (o hall de acesso, a ponte em arco e o lobby da piscina). Esta estratégia projetual, não foi concebida apenas para qualificar a atmosfera dos espaços interiores, mas também para equalizar as diferentes alturas de pé-direito e organizar o layout de forma eficiente.
O elemento principal deste projeto consiste em um módulo estrutural básico, o qual é responsável pela organização dos espaços de maneira lógica e compreensível, proporcionando diferentes espaços e atmosferas para cada função específica. O espaço principal do centro esportivo possui uma cobertura de superfície curva configurada por seções de laje nervurada que se repetem como ondas. A pista interna de atletismo com 140 metros de comprimento está suspensa e parece flutuar em direção ao infinito. Os corredores na pista de atletismo dão vida ao edifício, e a arquitetura retribui inspirando-os em suas atividades diárias.
A cobertura e as paredes externas foram construídas em estruturas curvas de concreto armado, arcos e abóbadas que criam uma sensação de espaço contínuo e proporcionam uma iluminação natural indireta através das altas janelas laterais. A textura tectônica do concreto aparente é revelada no interior em toda sua materialidade enquanto que no exterior a estrutura lisa do concreto parece até silenciosa, configurando um perfeito equilíbrio entre a estrutura, o espaço e a forma do edifício.
Em comparação com a arquitetura contemporânea do exagero e da arbitrariedade, este projeto explora a beleza tectônica da estrutura, configurando um espaço silencioso, singelo e rítmico.